sexta-feira, 2 de julho de 2010

Avaliaçao Final

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Estágio Supervisionado 2
Pólo: Catalão
Professora: Célia Gondo
Alunos atendidos: 6º ano
Tempo estimado: 04 a 06 aulas
Professoras estagiárias: Edna Iraci, Elis Regina, Marta Brandina


Avaliação das oficinas de: Desenhos abstratos e figurativos;


Realizar a oficina de desenho figurativo e abstrato foi muito bom, pois durante o planejamento, a execução e a avaliação do trabalho, foi possível estabelecer um contato mais direto com a escola, coordenação, professora de arte, direção e principalmente com os alunos do 6º ano.
Foi um momento de aprendizagem para nós, acadêmicos, para os alunos e porque não dizer para a escola. É gratificante ver o interesse, o empenho e a satisfação com que os alunos executam as atividades propostas. A cooperação e o envolvimento da coordenação pedagógica e da professora foram de fundamental importância para a realização com sucesso desta oficina.
O projeto de estagio foi apresentado para uma turma do 6º ano, do ensino fundamental II, com uma turma de trinta alunos, dos quais três tem necessidade especiais.
Nossa primeira aula foi apresentada aos alunos à proposta de trabalho e seus objetivos.
A partir das considerações teóricas do desenho abstrato e figurativos que foram apresentadas, os conteúdos, proporcionaram aos indivíduos realizar a leitura do mundo em seu entorno por meio das imagens, levando-os à compreensão de nosso cotidiano sociocultural atual e das experiências distintas que cada indivíduo possa ter com determinadas imagens que se colocam todo momento ao nosso olhar.
O interesse em aplicar essa proposta também esteve correlacionado com atividades que propiciassem novas descobertas e experiências ao grupo. Foram desenvolvidas com ferramentas tecnológicas, não somente para buscar o ambiente fora da sala de aula, como também demonstrar outras possibilidades de construção para os trabalhos em arte. A escolha pela realização da proposta com meios digitais (computador) também poderia gerar um novo aprendizado, esse tão necessário em nossa atualidade, pois em nossas aulas de observação percebemos que eles apenas usavam o Laboratório de Informática para fazerem seus trabalhos de pesquisa em outras matérias, deixando a aula de arte somente para algumas atividades de colagens, ou de pinturas em papeis xerocopiados, e assim em discussão com o grupo de estagio resolvemos fazer uma oficina de desenho figurativo e abstrato.
A questão central desta intervenção seria de que os alunos aprendessem sobre arte figurativa e abstrata. Nosso objetivo principal seria de que os alunos ampliassem o universo cultural por meio de pesquisa, por meio eletrônico e pesquisa de campo fora da escola, pois assim iriam compreender a importância da imagem no ensino aprendizagem, o nosso objetivo foi alcançado como mostra as fotos postadas no blog.
Após iniciamos com um passeio pela escola e a ao redor, foi sugerido que observassem e identificassem os locais em que figuras abstratas e figurativas aparecem, e anotassem em um bloco, desse modo valorizamos os conhecimentos prévios que os alunos já possuem.
Seguidamente os alunos fizeram uma pesquisa no LIE (Laboratório de Informática Educacional) sobre Desenho figurativo e o Desenho abstrato; onde foram feitas anotações sobre os temas, além de fazerem uma apreciação de obras abstratas e figurativas.
Em seguida na oficina os alunos fizeram esboços de desenhos figurativos e abstratos, onde puderam concretizar a finalização dos trabalhos.
Após a definição dos objetivos e estabelecimentos de critérios, foram colhidas as informações necessárias para observar se os alunos estão participando das tarefas e como estão se desenvolvendo, sem discriminação estética, artística, ética ou de gênero
Houve apoio às dificuldades de aprendizagem: Durante a aula: Atenção individualizada visando motivar o interesse do aluno. Os alunos foram observados em todas as aulas, durante os períodos de roda de conversas, explicações e desenvolvimento das situações de aprendizagem.
A partir do percurso de ensino aprendizagem da arte vivenciada, houve momentos de análise e observação dos trabalhos realizados. Não só seu produto final, mas principalmente seu processo, verificando atitudes de interesse, empenho e participação ativa, respeitando o tempo de construção de conhecimento de cada um.
Para registrar esse processo de intervenção usamos câmera digital, e celular, para fotografar os trabalhos dos alunos, alem de fazer uma apreciação pessoal, onde todas as observações respeitaram a livre expressão de cada aluno sem discriminar e estabelecer comparações.
Houve um espaço para roda de conversa em que os alunos avaliaram seu próprio processo de aprender e se expressar nas linguagens artísticas. E a partir desta roda de conversa observamos o interesse e o desenvolvimento e a participação nas tarefas.além da observação do registro de interesse do potencial criativo e da participação nas tarefas.
Após cada trabalho desenvolvido foram feita exposição dos trabalhos dos alunos, demonstrando o processo ao restante da escola, onde os próprios autores dos trabalhos ficaram responsáveis por explicar suas criações... Onde o processo de observação não se pautou em modelos rígidos pré-estabelecidos, mas sim em registros de interesse, participação e desenvolvimento dos alunos.onde foram Observado o interesse, o desenvolvimento, e a participação dos alunos.
A metodologia usada pode relacionar aos Aspectos Fundamentais do DBAE, onde a metodologia do ensino da arte corresponde às quatro mais importantes coisas que as pessoas fazem com a arte. Elas as produzem vêem, elas procuram entender seu lugar na cultura através do tempo, elas fazem julgamento acerca de sua qualidade.
A finalização do projeto decorreu além das expectativas, comprovaram a correlação com os conteúdos abordados, e isso permitiu resultados satisfatórios.

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